sábado, 30 de janeiro de 2010

Cracóvia! Além do Holocausto...

Nunca havíamos imaginado um dia estar em Cracóvia, muito menos numa véspera de Reveillon!! Pois então foi depois de muito ouvir falar, resolvemos conhecer esta cidade na Polônia que ficou famosa por dentre outras coisas, ser cenário de A lista de Schindler.

Cracóvia, Krakow ou Cracow são algumas formas de dar nome a esta cidade localizada no sul da Polônia que teve o centro histórico inscrito na lista de Patrimônio Mundial em 1978. O centro histórico é mesmo digno de tal condição uma vez que a praça central, (dizem que é a maior da Europa) é belíssima com casarões, igrejas e museus datados desde o século 13.

Destaque também para o castelo Wawel que com arquitetura gótica embeleza a paisagem do centro histórico.

A verdade é que Cracóvia é uma das cidades mais visitadas da Europa não só pelas igrejas, castelos e construções medievais muito bem preservadas, mas também por ter sido terra natal do Papa João Paulo II, além de ser bem próxima ao campo de concentração de Auschwitz.

Assim como Praga, Cracóvia está muito bem estruturada para atender os turistas. Há uma boa rede hoteleira, inúmeros restaurantes (nunca havíamos visto tantos por m2), pubs e discotecas além de possuir 7 diferentes roteiros de passeios que podem ser seguidos a pé através de placas de sinalização espalhadas pela cidade. Por exemplo, fizemos a Rota Real e a do Papa João Paulo II que passa pelos lugares importantes em sua vida.
E o melhor de tudo: é inacreditalvemnte barato; algumas coisas chegam a ser praticamente "de graça". O único pesar é que enfretamos tempo ruim todos dias e isso comprometeu as nossas fotos... :-(
Chegamos em Cracóvia na véspera de Reveillon e após um breve passeio, estavámos pronto para celebrar a chegada do Ano Novo em uma grande festa armada na praça central. Contaremos no próximo post.
Até lá,

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Meu QI de viajante é 111, qual será o seu?

Achamos este Widget na net e achamos o máximo poder compartilhá-lo no blog. Faça o teste e descubra o seu QI de viajante. O desafio está lançado!

This Traveler IQ was calculated on Tuesday, January 26, 2010 at 08:27AM GMT by comparing this person's geographical knowledge against the First Travel Diary's other 5,065,809 travelers who've taken the challenge.

Divirtam-se...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Uma passagem por Basel

Enfim, chega nosso último dia na Suiça... Hora de arrumar a mala e ir rumo a Zurich, para retorno à Copenhagen.

Como ainda tínhamos um dia todo livre, pois nosso vôo era só à noite, de última hora resolvemos então dar um pulo em Basel, ou Basiléia em Português. (engraçado, tinha impressão que esta cidade ficava em outro lugar, but..)

Basel é localizada na fronteira da Suiça, com Alemanha e França, e fala-se predominantemente alemão ou suiço-alemão.

Passeamos pela Old Town, e pudemos apreciar os charme da cidade às margens do Rio Reno.

Terminamos nossa bela viagem à Suiça com o pensamento de voltarmos num futuro (se Deus quiser, próximo), no verão, para curtirmos as paisagens e os esportes desta estação.

Próxima Parada: Cracóvia - Reveillon 2009/2010

Ana e Beto.

Berna - Capital da Suiça

Apesar da Suiça ter outras cidades até mais famosas como Zurich e Genebra, Berna é a capital administrativa deste país.

Suas fontes, espalhadas pela Old Town, e suas ruas estreitas e charmosas, embelezam e justificam o porquê do título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Passear pela Old Town em Berna é se deparar em cada esquina com uma nova atração. A dica é alugar um iPod no Information Tourist, e seguir as rotas sugeridas. O iPod vai contando a história de cada atração/ponto turístico e te sintoniza com a história da cidade. Não mais que 2 horas são suficientes para percorrer o trajeto sugerido.

Em Berna presenciamos novamente a receptividade e educação dos suiços, um bom exemplo foi quando estávamos com a bateria da nossa câmera fotográfica prestes a acabar, e sem carregador conosco, o gentil atendente da loja se ofereceu para deixarmos a bateria carregando na sua loja, com o carregador dele, e sem nos cobrar nada por isso... Gentileza esta dificilmente (para não dizer nunca) se encontra na Dinamarca.

Um abraço,

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Luzerna - emoções brasileiras...

Na quarta feira antes do natal, resolvemos dar um pulo a Lucerna, cidade localizada na região central da Suiça.

O dia estava bastante nublado e comprometeu um pouco nossa apreciação da cidade. Tanto é que um dos seus cartões postais, uma montanha no entorno da cidade, não conseguimos sequer visualizá-la. Daí o que nos restou foi caminhar pela Old Town e tirar fotos principalmente das belas antigas pontes contruídas por volta de 1.300!!

Com duas horas de caminhada já estávamos prontos para voltar ao Hotel e foi quando nos deparamos com um casal de brasileiros que havíamos encontrado, por acaso em Interlaken. Quanta coincidência! Ainda por cima que foi de frente a uma das melhores lojas de chocolate da Suiça. A Max Chocolatier. Os chocolates são uma delícia e são vendidos embalados individualmente, como se fossem verdadeiras jóias!!!!

Daí resolvemos dar uma volta juntos e prosear durante o almoço. O simpático casal, Marta e Rogério, são pernambucanos e estão passando férias pela Europa.

Aproveitamos a oprotunidade para deixar o nosso abraço e desejá-los um feliz Ano Novo.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Estação ski - Hohwald

Ontem foi dia de esquiar... ou melhor, tentar!

Após alugar os equipamentos de ski, fomos cedo para a estação de Holwad, que fica aqui mesmo em Beatenberg.

Conforme informado por algumas pessoas na estação, aquele era um ótimo dia para esquiar, visto que o clima estava bom, e não estava cheio de gente. Dizem que logo após o Natal e em janeiro fica tudo completamente lotado, então, imagina para eu, iniciante nesta atividade, a chance de cair atropelando um monte de gente que estivesse na minha reta.

Comecei fazendo uma aula de ski com um instrutor japonês. Até então eu havia feito uma aula há 9 meses atrás quando viajamos para Oslo. Bom, não digo que posso esquiar, mas digo que o número de caídas diminuiu consideravelmente desta vez... Foi difícil o Beto conseguir tirar uma foto minha esborrachada no chão... (!!!)

Enquanto isso, o profissional Beto desce a rampa azul esquiando e me mostra as maravilhosas fotos que tirou lá do topo da montanha.

Realmente fotos invejáveis, e um dia, se Deus quiser, eu poderei subir nesta montanha e ver pessoalmente tal paisagem...

Abraços,

Ana

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Jungfrau - Topo da Europa (parte 4)

E agora já no topo da Europa. Um frio de -16 graus!!!!

Reparem no barulho do vento, O Beto mal agüentou terminar de falar, rs...