sábado, 30 de janeiro de 2010

Cracóvia! Além do Holocausto...

Nunca havíamos imaginado um dia estar em Cracóvia, muito menos numa véspera de Reveillon!! Pois então foi depois de muito ouvir falar, resolvemos conhecer esta cidade na Polônia que ficou famosa por dentre outras coisas, ser cenário de A lista de Schindler.

Cracóvia, Krakow ou Cracow são algumas formas de dar nome a esta cidade localizada no sul da Polônia que teve o centro histórico inscrito na lista de Patrimônio Mundial em 1978. O centro histórico é mesmo digno de tal condição uma vez que a praça central, (dizem que é a maior da Europa) é belíssima com casarões, igrejas e museus datados desde o século 13.

Destaque também para o castelo Wawel que com arquitetura gótica embeleza a paisagem do centro histórico.

A verdade é que Cracóvia é uma das cidades mais visitadas da Europa não só pelas igrejas, castelos e construções medievais muito bem preservadas, mas também por ter sido terra natal do Papa João Paulo II, além de ser bem próxima ao campo de concentração de Auschwitz.

Assim como Praga, Cracóvia está muito bem estruturada para atender os turistas. Há uma boa rede hoteleira, inúmeros restaurantes (nunca havíamos visto tantos por m2), pubs e discotecas além de possuir 7 diferentes roteiros de passeios que podem ser seguidos a pé através de placas de sinalização espalhadas pela cidade. Por exemplo, fizemos a Rota Real e a do Papa João Paulo II que passa pelos lugares importantes em sua vida.
E o melhor de tudo: é inacreditalvemnte barato; algumas coisas chegam a ser praticamente "de graça". O único pesar é que enfretamos tempo ruim todos dias e isso comprometeu as nossas fotos... :-(
Chegamos em Cracóvia na véspera de Reveillon e após um breve passeio, estavámos pronto para celebrar a chegada do Ano Novo em uma grande festa armada na praça central. Contaremos no próximo post.
Até lá,

Ana e Beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário