quinta-feira, 14 de maio de 2009

Viagem - De Buda a Peste: a magnífica BUDAPESTE

Na semana onde se estreia o filme "Budapeste" no Brasil, inspirado no livro de Chico Buarque, escrevemos aqui nossa viagem para esta magnífica cidade...

Do lado direito: Peste. Do lado esquerdo: Buda. Ao centro: Rio Danúbio.
O conjunto de tudo isto: Budapeste, uma das cidades mais belas do mundo!!!

Nada melhor que ficar à beira do rio Danúbio, especialmente no Castelo de Buda, e apreciar as beldades monumentais que esta cidade possui... Mais especial ainda quando se passa a noite de reveillon nesta cidade mágica!

Não imaginávamos que fôssemos encontrar tanta beleza e nos sentir tanto em casa como em Budapeste.

Os 4 dias na capital húngara foram como colírio para nossos olhos: desde monumentos grandiosos como o Castelo e o Parlamento, tanto como hotéis de luxo, pontes, óperas, igrejas e monumentos.

Budapeste, cidade que teve Buda e Peste unidos em 1873, é com certeza um convite irrecusável para visita.

A começar pelo Castelo de Buda (Castle Hill), o qual fica numa área imensa, conhecida como Castle District. O Castelo foi classificado pela Unesco, em 1987, como Patrimônio da Humanidade. Construído no sec. XIII, serviu como residência de vários reis e foi palco de muitas invasões. A vista deste castelo resume toda a grandiosidade da capital húngara. Neste local, encontramos também a Igreja Mathias, o Museu Histórico, a Galeria Nacional e Fishermen´s Bastion que está na foto abaixo. Ele foi construído em homenagem aos pescadores que costumavam a realizar feiras na frente do castelo.

Às margens do Danúbio, o Parlamento húngaro merece uma atenção especial: é o símbolo de Budapeste. Com seu estilo neo-gótico, ele detém o título de maior edifício da Hungria, e o segundo maior parlamento da Europa. Fica bem à margem do Danúbio, e pode ser visto do Castelo, numa imagem única!

No centro da cidade, que fica no lado Peste, temos a Basílica St. Stephen, a maior igreja da cidade, com capacidade para 8.500 pessoas sentadas. Tem estilo neo-renascentista, é magnífica também em seu interior, possuindo o maior sino da Hungria, o qual pesa 9 toneladas, e a mais valiosa relíquia da igreja católica húngara: a mão direita mumificada de rei St. Stephen (fica na capela atrás do altar e está guardada lá, praticamente intacta, a centenas de anos).
Continuando o passeio, encontramos a Estátua da Liberdade, com seus 14 metros de altura, datada de 1947 para comemorar a libertação do país. Vale a pena visitar também as pontes: Chain-Bridge, Margareth bridge, Freedom Bridge, todas elas ligando a parte Peste à Buda sobre o rio Danúbio.

Ficamos encantados quando chegamos à Praça dos Heróis, praça mais representativa de Budapeste. Chama a atenção uma colunata de 36 metros de altura, com o anjo Gabriel no topo. Ao redor da colunata, estão representadas as figuras dos reis húngaros e outros famosos das guerras de independência, e também estátuas representando a guerra, paz, conhecimento e glória.

Passeando por perto da Praça, nos deparamos com um lago termal e que devido a temperatura da estação, solta fumaça!!!! Nos sentimos verdadeiras crianças, encantados com uma cena que jamais tínhamos visto. A paz e tranquilidade do local fazem com que encontremos crianças e famílias passeando e admirando a natureza do local. De lambuja ainda na mesma região, durante o inverno, monta-se o o maior ringue de patinação da europa. Puxa, por falar nisso, está fui uma das poucas decepções de toda a viagem de final de ano... Não conseguimos patins e não pudemos patinar!!!! :-(

Agora vai uma dica para quem gosta de um bom restaurante: vale a pena ir no Fusion, no centro. Apesar do preço um pouco salgado, é um restaurante sensacional. Serve comida japonesa, chinesa e a tradicional húngara. Excelente atendimento e decoração muito interessante...

E não se preocupe: Budapeste é bem servido de transporte público. Você pode comprar o cartão de 48 ou 72hs, e vale para todos os transportes públicos na cidade. Ou então uma boa dica é pegar o ônibus sightseeing no primeiro dia de passeio, para se ter uma idéia geral do que ver nos outros dias. Vale muito à pena!

Conhecida pelas inúmeras casas de banho termais, que são realmente sensacionais, espetáculos com danças folclóricas e a maior pista de patinação no gelo da Europa, esta é a grande Budapeste: linda, glamourosa, simplesmente espetacular!!!

Um dia certamente voltaremos para conhecer mais e mais esta cidade que deixou só marcas boas em nossas mentes...
Bom esta foi a parada final de nossa viagem de fim de ano pelas zooropa. Na próxima postagem: Estocolmo, a capital da Escandinávia.

Abraços,

Ana e Beto

Um comentário: